O acabamento é responsável por dar o toque final na construção, justamente por isso deve ser impecável. Essa fase da obra é, sem dúvida, uma das mais importantes e prazerosas, afinal, quando o acabamento fica pronto, é possível enfim comemorar a conclusão do projeto. Em outras palavras, é quando o sonho toma forma!

Apesar disso, o acabamento pode ser a parte mais cara e passível de dores de cabeça no futuro. Para evitar que isso aconteça com você, preste atenção aos detalhes e cuide para que a finalização da sua construção só te dê alegrias. Quer saber como fazer isso? Então confira o nosso artigo!

Atente-se ao orçamento

Antes de qualquer outra coisa, faça um planejamento financeiro e procure não fugir do orçamento inicial. Não adianta escolher um acabamento maravilhoso, com um preço que não cabe no bolso. Mantenha os pés no chão! No mercado há uma variedade enorme de acabamentos, portanto, se você estiver disposto a pesquisar, certamente encontrará materiais com uma bela estética e valor acessível. Compare preços, compre em outlets e pontas de estoque, faça trocas inteligentes, mas não abra mão de economizar!

Opte por materiais de qualidade

O preço é importante sim, mas a qualidade também é imprescindível. Sendo assim, não escolha produtos de baixa qualidade. Busque referências sobre os materiais, pesquise a reputação da marca na internet, leia reviews, confira a durabilidade do produto e o nível de satisfação dos clientes. Além disso, confira o prazo de validade de produtos perecíveis, como por exemplo tinta e argamassa. Lembre-se que um produto de procedência duvidosa pode comprometer a beleza e até mesmo a segurança da obra.

Invista nos pisos

O acabamento de uma construção/reforma envolve diversos aspectos: pintura, forro, louças, puxadores, pisos, etc. Se você tiver que escolher algum desses itens para dar prioridade, opte por investir nos pisos. Esse material precisa ser de qualidade superior porque eles sofrem muito mais com a ação do tempo. O trânsito de pessoas causa desgaste e os pisos inferiores se deterioram com muita facilidade. Além de durável e resistente, o piso precisa ser bonito e fácil de limpar, para agregar praticidade e valorizar o projeto arquitetônico.

Cuidado com modismos

Não se iluda com os milhares de lançamentos no universo dos acabamentos. Existe sempre uma tendência nova, um estilo diferente de azulejo, novas cores de tinta, tipos modernos de torneiras e assim por diante. Isso é um perigo, já que você pode acabar escolhendo acabamentos inusitados, que ficam incríveis nas capas de revistas, mas definitivamente não têm nada a ver com seu projeto. Cuidado para não se levar por modismos. A moda passa, você vai enjoar da proposta e consequentemente gastará mais trocando o acabamento em um curto período tempo!

Contrate bons profissionais

Você escolheu o acabamento dos sonhos e tudo indica que ele ficará perfeito na sua casa e você mal vê a hora de tudo ficar lindo. Para evitar frustrações, é melhor contratar profissionais para executar os serviços e instalar os acabamentos. Alguém que entende bem o processo vai executá-lo com maestria. Já um amador pode simplesmente trazer atraso e prejuízo para a obra. Outro detalhe fundamental é fazer uma medição precisa, pois isso evita desperdícios.

No mais, é só prestar bastante atenção a cada detalhe: as quinas, rejuntes, nivelamento do piso, alinhamento das pastilhas, cobertura da tinta, dentre outros aspectos que garantem um acabamento perfeito.

Fonte: Imovel Web