Centro Universitário Barão de Mauá
A Organização Educacional Barão de Mauá foi fundada no dia 5 de maio de 1966, em Ribeirão Preto, pelas famílias Favaro (José Favaro Júnior e Profa. Neusa Pincerno Teixeira) e Spinelli (Prof. Dr. Domingos João Baptista Spinelli e Dra. Elza Aparecida Dinamarco) que constituíram uma sociedade civil, sem fins lucrativos - a Associação Ribeirãopretana de Educação, objetivando a criação de uma Faculdade, no Bairro Jardim Paulista.
Tudo começou com a instalação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Barão de Mauá", que mantinha os cursos de Letras, Pedagogia, Matemática e Estudos Sociais, que supria uma grande carência de cursos voltados para formação de professores na região. A maioria dos docentes obtinha autorização para o magistério por meio de exames realizados pelas inspetorias do MEC (Ministério da Educação e Cultura), ou quem pretendia ingressar na carreira era obrigado a se deslocar para outros centros, em busca de qualificação profissional adequada. Assim, a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras “Barão de Mauá” transformou-se, rapidamente, em um importante polo de formação intelectual e profissional em Ribeirão Preto e região, mais do que isso, uma referência de qualidade de ensino.
A Barão de Mauá é composta por 5 unidades. Nelas, estão distribuídas os Cursos de Graduação, Tecnológicos, Pós-Graduação: modalidades – Especialização e MBA e Pós-graduação a Distância (EAD).