Imobiliária Ribeirão Preto - Fortes Guimarães
 	
 	
 				

Tipos de Sofá-Cama para uma Decoração Multifuncional

Otimizar espaços, mudar a decoração, poder receber visitas com conforto… são diversas as vantagens de ter um móvel com diferentes funções – como é o caso do sofá-cama. Esse móvel que literalmente se transforma com poucos movimentos deixa salas de estar, quartos e até varandas com diferentes possibilidades funcionais e visuais.

Ideal para espaços pequenos, esses sofás são extremamente versáteis e atendem aos mais diversos estilos de decoração. Quando falamos de sala de estar, uma boa saída é combinar estética e funcionalidade, e os diversos tipos de sofá-cama representam bem este conceito.

Para aproveitar o melhor dos seus espaços e desta peça tão distinta, trazemos algumas inspirações em modelos de sofá-cama para seu ambiente se transformar sempre que quiser.

Tipos de sofá-cama

Ao escolher seu novo sofá-cama, é importante entender os diferentes estilos disponíveis para encontrar aquele que vai te atender diariamente – não apenas em ocasiões especiais e esporádicas. Pense que eles são soluções para sentar e relaxar e também para boas noites de sono.

Móveis funcionais como esse estão disponíveis em uma variedade de modelos, tamanhos e cores, além de recursos para cada necessidade. Conheça mais os detalhes de alguns tipos de sofá-cama para você fazer a escolha certa de acordo com suas preferências.

Sofá-cama tradicional

Com disposição de um até três lugares, o sofá-cama tradicional é a versão que se transforma de assento para cama. Eles podem estar disponíveis com ou sem pés, ter formato arredondado ou quadrado e variar em texturas e cores.

Esses sofás incluem um colchão dobrável que pode ser feito de espuma de memória, mola interna ou enchimento de algodão ou poliéster. Este modelo também é encontrado em tamanhos menores, ideais para colocar no quarto como uma cama de apoio.

Formato espreguiçadeira ou chaise longue

Com visual mais elegante, este tipo de sofá-cama tem o visual de um sofá pequeno. Enquanto a maioria dos sofás-cama são do tamanho de uma cama de solteiro e ideais para passar poucas noites, este modelo tem costas e laterais lineares que dão mais espaço para dormir.

Na estrutura, madeira ou metal compõem uma peça mais sofisticada que merece ficar exposta na sala de estar ou varanda integrada. Vale encontrar um modelo que atenda a proposta do seu espaço para que também sirva como um sofá funcional no dia a dia.

Sofá reclinável e retrátil

Uma das vantagens dos sofás-cama em geral é a facilidade e rapidez para configurar em suas duas funções. O sofá reclinável e retrátil é um ótimo exemplo desse recurso, já que com um ou dois movimentos já se torna uma superfície confortável para relaxar e dormir.

Como os demais modelos, vale observar o espaço para o sofá-cama fechado e aberto. Por isso, certifique-se de escolher uma peça que não ocupe toda a sala quando estiver totalmente estendida, para não atrapalhar a circulação.

Sofá-cama aberto

Para quem não precisa se preocupar com espaço, ter um sofá-cama aberto pode ser a melhor escolha. Essa versão é fácil de usar pois não pede por qualquer ajuste, além de atender quem tem mobilidade reduzida. Como nos demais, lembre-se de observar quanto peso podem suportar e se tem um material externo fácil de limpar e manter.

Sofá de canto

Um sofá-cama de canto – ou em formato L – é mais uma alternativa de aproveitar cada canto do seu ambiente. Esta é uma ótima opção de assento para a sala de estar, entregando estilo e funcionalidade na mesma medida. Por serem ainda mais marcantes na decoração, considere modelos em cores neutras e explore tons fortes nas almofadas e xales para complementar sem exageros.

Qual estilo de sofá-cama devo escolher?

Por ser uma peça robusta e marcante na decoração, o sofá-cama atrai os olhares onde quer que esteja. Além de avaliar seu conforto e durabilidade, a cor e textura do móvel também podem ser levadas em consideração para compor o layout.


Se você já definiu um estilo ou tendência para todo o ambiente, pense em como o sofá-cama pode complementar ou reforçar este estilo. Por exemplo: se na sua sala predominam elementos em ferro, madeira e couro, seu sofá pode completar o visual industrial na cor ou textura – como couro preto ou tecido marrom.

Por outro lado, se você priorizar o conforto e a funcionalidade do sofá, não tem problema: uma boa manta e algumas almofadas se encarregam de transformar o visual da sua peça.

Tamanhos, cores, formatos e montagens. Os sofás-cama são peças funcionais para praticamente qualquer configuração de sala e ideal para quem gosta de receber visitas. Escolha um modelo que se encaixe no seu espaço e estilo para acrescentar a dose de conforto que você precisa, tanto para noites em frente à TV como para acomodar quem você gosta.

chat online icone

Aviso de cookies

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site.

Carregando Aguarde...

0 0