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Peça Desconto ao Quitar o Financiamento do Seu Imóvel

O prazo máximo para o financiamento de um imóvel no Brasil é de 30 anos, mas o brasileiro, tradicionalmente, tem o hábito de quitar a dívida antes do prazo final. Para quem pretende fazer a quitação antecipada do imóvel, é importante saber: é obrigação da instituição bancária descontar do valor total os juros embutidos nas prestações que ainda iriam vencer. O direito é garantido por regra do Banco Central (artigo 52) e também pelo Código de Defesa do Consumidor. O desconto também vale para quem quiser antecipar algumas parcelas. Nos casos da quitação total da dívida antes do final do financiamento, a Associação dos Mutuários de São Paulo e Adjacências (AMSPA) aconselha os adquirentes a realizarem os cálculos previamente para não correr riscos. “Além dos juros, também devem ser observados outros acréscimos que foram embutidos na prestação na hora do financiamento, tais como taxa de administração e de risco ao crédito, seguros, multas, correção monetária projetada, entre outros tributos acrescentado pelo credor”, alerta Marco Aurélio Luz, presidente da AMSPA. Contudo, a redução só é válida para as prestações que ainda vão vencer. “As parcelas vencidas, obviamente, não têm direito ao desconto, pelo contrário, estão sujeitas aos juros de mora, à correção monetária e à multa de 2%”, informa Luz. Nos contratos firmados antes de dezembro de 2007, porém, segundo decisão do Conselho Monetário Nacional (CMN), poderá ser cobrada tarifa pela liquidação do pagamento, desde que estabelecida em acordo. Após essa data, não é permitida a cobrança de encargos para quitação antecipada. Ainda é direito do cliente os esclarecimentos dos bancos e o fornecimento de uma planilha de cálculo de forma simples e clara da evolução do débito, como garante o artigo 6° do CDC. “Embora a exigência da lei, a realidade é bem diferente, as instituições financeiras não informam o desconto e, o que é pior, chegam a cobrar pela quitação antecipada”, diz o presidente da Associação. Para evitar que o mutuário não receba corretamente os descontos de seu financiamento, é recomendável que antes de quitar o débito, procure o auxílio de um profissional especializado. “Ao comparecer perante o credor e propor o pagamento por antecipação, o dono da casa já terá sanado as suas dúvidas e estará preparado com o cálculo daquilo que terá de pagar”, explica ele. “Sem precipitação, o proprietário do imóvel deve aguardar calmamente que a instituição financeira apresente seus cálculos, pois, podem ser mais vantajosos do que ele já tinha”, acrescenta. Por que a cobrança indevida acontece? Para que o credor possa cobrar o mesmo valor do parcelamento, desde a primeira parcela até a última, nas prestações dos empréstimos de médio e longo prazo, já estão embutidos os juros, sejam eles simples ou compostos. “Isso sem contar os outros acréscimos, como correção monetária, seguros e as mais variadas taxas induzidas nos pagamentos”, aponta Marco Aurélio Luz. A regra vale também para outros financiamentos, como os de lojas e de veículos. Nos financiamentos de curto prazo, em geral, o credor é mais esperto e faz a propaganda dizendo que está vendendo ou emprestando “sem juros”. “Mesmo nesses casos, não custa nada ao devedor, na hora de pagar por antecipação, solicitar o desconto. Na verdade, se o comprador, na hora da aquisição, preferir pagar à vista, aquele preço teoricamente sem juros vai cair, porque, sem qualquer dúvida, o vendedor já embutiu os juros”, esclarece Marco. Caso se sinta lesado, o consumidor pode registrar a sua reclamação junto ao Banco Central, entrar com ação no Juizado Especial de Pequenas Causas ou na Justiça Comum para a revisão de seu contrato. Os mutuários que estão com dúvidas sobre quanto têm a receber, podem recorrer à AMSPA para obter mais esclarecimentos pelo telefone (11) 3292-9230 ou comparecer em uma das unidades da entidade com o contrato e os comprovantes das parcelas pagas. Endereços e mais informações no site: www.amspa.org.br.

09 de janeiro de 2014

Mudança de Fase na Vida Leva Brasileiros a Comprarem Novo Imóvel

O processo de compra de um imóvel está relacionado a mudança de fase na vida.Segundo levantamento do Urby,buscador imobiliário,os fatores que levam brasileiros a comprar um novo imóvel são independência financeira,casamento,aumento da família,conquista da casa própria,aposentadoria e investimento. O estudo ainda aponto que o tempo médio entre pesquisar um imóvel e fechar um contrato é,em torno de seis meses sendo que cerca de 12 milhões de pessoas buscam imóveis em todo o país. SÃO PAULO De acordo com a base de dados do Urby,a maioria dos imóveis anunciados em São Paulo,por exemplo,é de apartamentos disponíveis para a venda.Além disso,eles tem três dormitórios,com 44%,seguidos por 2 dormitórios com 29%, e 4 com 19%.Os bairros mais buscados são Perdizes,Itaim Bibi e Vila Andrade.

26 de dezembro de 2013

Quem Comercializa Imóveis Com Contrato de Exclusividade Vende Mais Rápido

O mercado imobiliário é regido por normas legais que auxiliam e guardam os direitos dos corretores e proprietários/compradores interessados na venda de imóveis. Uma delas é a venda com Exclusividade, que traz segurança e tranquilidade ao negócio. Segundo levantamento do Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Minas Gerais (Creci-MG), 89% dos imóveis vendidos rapidamente são negociados apenas por um corretor de imóveis ou uma imobiliária. A ausência do contrato de Exclusividade implica em problemas para ambos os lados. Se o comprador, por exemplo, fechar negócio com uma imobiliária/profissional, mas já tiver visitado o imóvel anteriormente com outra empresa/corretor, tal fato poderá gerar prejuízo financeiro para o dono do imóvel, vez que a imobiliária/corretor que não fechar a venda poderá se sentir lesada e recorrer à justiça entendendo ter direito à comissão. Para o pretendente à compra do imóvel a ausência de exclusividade também é um mau negócio, já que no momento em que ele estiver efetivando a compra poderá ser surpreendido ao descobrir que o imóvel acabou de ser vendido para outra pessoa por meio de uma segunda imobiliária. O contrato de Exclusividade é Lei. De acordo com a Resolução-Cofeci Nº 458/95, artigo 1º, diz que “as imobiliárias que não trabalham com Exclusividade não podem expor a venda dos imóveis em jornais, placas, ou qualquer outro tipo de veículo de divulgação”. O não cumprimento dessa resolução implica em advertência no caso de a imobiliária em questão ser primária; e na aplicação de multa pecuniária em caso de reincidência.

19 de dezembro de 2013

Apartamento na Planta é mais Popular entre Recém-Casados

Levantamento realizado pelo Urby, portal que reúne os principais sites de compra e venda de imóveis no Brasil, mapeou o perfil do brasileiro que compra e aluga imóveis após buscas pela internet - 67% dos 12 milhões de usuários únicos mensais que buscam imóveis online, segundo o Google. O Urby reúne 3 milhões de imóveis em seu banco de dados. Para cada perfil de imóvel foi encontrado o perfil de comprador ou locatário que mais costuma buscá-lo: Apartamentos compactos: os apartamentos de um ou dois quartos, de 44 a 90 metros quadrados, costumam ser mais buscados por homens na faixa dos 20 anos de idade que querem sair da casa dos pais. Apartamentos na planta: a compra de imóveis na planta entre 50 e 90 metros quadrados é mais popular entre casais recém-casados, com idade entre 25 e 35 anos, que querem morar perto de seus pais. Casas: casais com idades entre 35 e 45 anos que já têm filhos costumam buscar mais casas do que apartamentos, e miram nas residências de até 200 metros quadrados. "Casas dos sonhos": as casas de mais de 200 metros quadrados e com quatro dormitórios ou mais são o alvos dos casais mais maduros, com idade entre 45 e 55 anos, desde que localizadas em locais seguros. Casas menores: buscadas por aposentados, que normalmente moram sozinhos e têm padrão de vida mais baixo do que na época da ativa. São pessoas com idades entre 60 e 70 anos que querem morar perto dos filhos e de parques. Apartamentos em regiões comerciais: buscados por investidores, em geral com idades entre 40 e 60 anos.

12 de dezembro de 2013

Fim de Ano: Época Para Reformas

Com o fim do ano e o 13º chegando, o consumidor aproveita para investir em reformas. A Associação Brasileira de Materiais de Construção (Abramat), aponta que de janeiro a outubro, as vendas na construção civil foram 4,2% maiores quando comparadas com o mesmo período do ano passado. Em outubro, segundo o portal G1, o aumento foi de 3,9%, comparado com o mesmo mês do ano anterior. Levantamento aponta que os produtos mais vendidos nessa época do ano são para acabamento, no qual as vendas cresceram 7% . Proprietário da loja de uma loja de construção em São José dos Campos, Rafael Oliveira, aponta que as vendas na empresa aumentaram 20% se comparado com o ano passado. Segundo o portal Correio de Bahia, as vendas de materiais de construção no varejo em 2014 devem ter um desempenho superior ao de 2013, de acordo com projeção da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco). Eles esperam que o faturamento do setor avance 7,2%, patamar acima da perspectiva de 4,5% para este ano.

06 de dezembro de 2013

Vou ter filhos! Como Escolher um Novo Imóvel?

udo deve ser pensado na hora de fechar o negócio. Segurança e espaço para diversão são opções essenciais para um imóvel ideal Compartilhar Como diriam nossas avós, “ter filhos é padecer no paraíso”. Mas não é motivo para pânico, nem para uma mudança apressada, afinal, você terá pelo menos seis meses para planejar tudo com calma. Se você está grávida (ou grávido) pela primeira vez, prepare-se para uma fase cheia de dúvidas. Além da fralda ideal, a atenção também deve estar na estrutura que sua casa e seu bairro oferecem. Mas não se preocupe! Pontuamos os principais itens que você precisa saber, ou relembrar, para escolher o melhor imóvel para sua nova família. Localização Na correria da vida atual, muitos pais optam por colocar os filhos em escolas infantis ou creches. Se este é seu caso, busque imóveis que ofereçam boas opções de infraestrutura, tanto do bairro quanto do condomínio. Priorize locais com mais de uma escola nas proximidades, supermercados, praças, farmácias 24hs e facilidade de acesso aos outros bairros e ao centro. Optar por uma escola no mesmo bairro que o seu imóvel diminui o tempo de deslocamento e facilita para quando sua presença for necessária na escola. Portanto, escolha locais com essas características. Segurança Curiosas, como só as crianças são, qualquer coisa pode se transformar em um trampolim para acidentes. Você terá uma verdadeira operação de proteção aos pequenos. Imóveis localizados em andares muito altos e sem as devidas telas de proteção instaladas nas janelas e sacadas apresentam um risco. Na hora de visitar o imóvel meça janelas e sacadas para orçar com os profissionais quanto essas telas custarão. Apartamentos ou casas com pátio exigem uma olhadinha mais atenta em fechaduras. Quando for comprar ou alugar seu novo imóvel, preste atenção nos mínimos detalhes. Imóveis muito antigos podem apresentar algumas falhas na estruturas como janelas soltas, fios desencapados, escadas sem corrimão, entre outros. São detalhes que influenciarão no valor final do imóvel. Quarto para o bebê Os primeiros dias do bebê em casa podem até ser no seu quarto, mas com o tempo ele precisará de um espaço só dele. O quarto não precisa ser grande, mas deve ser aconchegante. Janelas com boa ventilação, iluminação e pouco barulho vão contribuir para um sono tranquilo. Se no imóvel novo o ruído da rua é muito alto, vale apostar em sistemas de abafamento do som. Leve isso em conta no orçamento! O pisos vinílicos normalmente são as melhores opções, pois são antiderrapantes, não acumulam poeira e alguns modelos são térmicos. A grande facilidade do piso é o fato de possibilitar a instalação com maior rapidez antes da mudança. A instalação elétrica do cômodo precisa de uma atenção para além dos protetores de tomadas. O número de tomadas devem ser compatíveis com o número de equipamentos que serão utilizados, para evitar uma sobrecarga da rede. Confortos no condomínio podem valer a pena É sempre bom poder contar com algumas facilidades extras na hora de fechar o imóvel. Condomínios com playground, piscina infantil e áreas como brinquedoteca são uma mão na roda na hora de curtir aqueles momentos especiais com os pequenos, principalmente se estiverem no quintal de casa. Em geral, a taxa de condomínio será mais alta, mas a diferença pode valer a pena. Se sua família prefere apartamentos em andares altos, elevadores ajudam na hora de descer e subir com carrinho, mochilas, bicicletas e aquele mar de bolsas que acompanham as crianças. O custo de viver num condomínio bem equipado pode não ser tão caro quanto você imagina. Os condomínios com apartamentos maiores em áreas nobres e sem essas facilidades costumam ser mais caros, pois tem menor número de condôminos para ratear os custos. Algumas vezes, vale investir um pouquinho mais numa infraestrutura que lhe dá conforto e lazer com seus filhos do que economizar financeiramente e perder esses momentos no trânsito. Planejar uma mudança de residência pode ser complicado, ainda mais nesta fase. Mas com um pouco de cuidado e atenção à estas dicas, será um verdadeiro prazer escolher o novo lar para a sua família.

28 de novembro de 2013

Corretor de Imóveis: 5 Hábitos que Podem Destruir sua Carreira

Por que sua carreira não tem se desenvolvido rapidamente e você parece estar sempre um passo mais distante de realizar os seus sonhos? Certamente, em algum momento da sua carreira, você já se sentiu sufocado por esta pergunta. Pode ser até mesmo que este momento esteja acontecendo agora. Sabe por que isto acontece? Existem hábitos e comportamentos ruins que inserimos em nosso dia a dia e que muitas vezes nem percebemos. Estes hábitos se tornam automáticos e é aí que está o grande perigo, pois eles podem neutralizar ou até aniquilar qualquer capacidade evolutiva do corretor de imóveis. Conheça que hábitos são esses e os abomine de vez da sua vida para que o sucesso seja sempre constante em sua prática. 1. Corretor que só reclama Este é um corretor que não reclama o tempo todo, mas que fraciona suas frustrações queixando-se um pouco a cada dia. Ele reclama da imobiliária, da construtora, do mercado e do cliente. O caso mais emblemático destes “reclamões” é aquele corretor que se queixa da imobiliária ou construtora, fala da falta de estrutura e detesta o seu gerente. E sabe o que ele faz pra mudar sua realidade? NADA, absolutamente, NADA. Ele reclama, mas continua no mesmo lugar, inerte, e não vai em busca de novos desafios e de suas reais pretensões. 2. Corretor “Dr” O corretor “Dr” ou doutor é aquele que sabe tudo e já viveu tudo. Você o chama para conhecer um novo apartamento e ele diz que já conheceu, você conta a ele uma nova ideia e ele diz que não vai dar certo porque já tentou e não funcionou. Este é um corretor que não inova e que busca de todas as formas impedir que seus colegas também inovem, alegando que nada dará certo. Em suma, ele já perdeu a vontade de aprender porque acredita que já sabe tudo. O corretor “Dr” é como uma erva daninha para o mercado. Ele corre um grande risco de ficar ultrapassado. Entretanto, é urgente ter em mente que o setor imobiliário é extremamente dinâmico. A cada dia surge um conceito novo, uma nova exigência e com isso emerge a necessidade de aprimorarmos as nossas técnicas. Estar disposto a quebrar as regras, constantemente, é o que garantirá o nosso sucesso. 3. Corretor “não foi minha culpa” O mercado está contra ele, o cliente está contra ele. Para o corretor “não foi culpa minha”, o problema está sempre no outro. Este é um hábito que normalmente vem acompanhado pelo hábito abordado no item número um, ou seja, ele é um profissional que está sempre reclamando e buscando desculpas para justificar a sua estagnação. E o grande erro desta situação está no CONFORMISMO. Por acreditar que a culpa não é dele, o corretor acaba por assumir uma postura de inércia, esperando que o outro se transforme para que os seus próprios resultados possam alavancar. Depositar toda a sua esperança no outro é ficar a mercê de uma variável que o corretor não é capaz de controlar e, não sendo capaz de controlar, fica quase impossível alcançar os objetivos desejados. A frustração, na maioria destes casos, é inevitável. 4. “Corretor Bob” ou “Corretor fantasia” Lembra-se daquele desenho “O fantástico mundo de Bob”? Bob era um menino muito criativo que usava a sua fabulosa imaginação para poder compreender o mundo dos adultos e assim, em sua mente, criava as mais inusitadas fantasias. Saiba que o mercado está cheio de “Corretor Bob” ou “Corretor fantasia”, só que ao invés de usar sua imaginação para compreender o seu universo, ele usa a imaginação para inventar as mais incríveis desculpas para matar o plantão de vendas ou faltar a um compromisso. Eu já cruzei com vários “corretores Bob” pelo mercado, inclusive um deles já fez parte da minha equipe. Ele mantinha praticamente um ritual que não falhava: bastava vender uma unidade para ficar alguns dias sem aparecer na imobiliária. E quando ele voltava para o escritório, já me preparava para uma longa história. Este corretor chegou “a matar a mãe e a avó mais de uma vez”. Além disso, inventava clientes para visitar um decorado, mas não tinha nem o cuidado de pegar a chave da unidade no escritório, o que deixava ainda mais evidente a sua história fantasiosa. E o pior disso tudo é que o “corretor Bob” está tão envolvido em suas fantasias que ele próprio acredita estar vivendo uma realidade, provocando uma autoalimentação de suas mentiras ao ponto de não conseguir mais se desvencilhar delas. Dessa forma, ele precisa sempre inventar uma nova história e acaba perdendo a capacidade de discernir entre o real e a imaginação. 5. Corretor desnorteado Não sabe de onde vem e nem para onde vai. O verdadeiro profissional sem rumo e que não sabe onde está. Um exemplo clássico do corretor desnorteado é aquele que vai a uma entrevista em uma imobiliária e não faz qualquer levantamento prévio da empresa. Não sabe qual o posicionamento da empresa no mercado nem o perfil do imóvel comercializado e a que clientes ele está direcionado. Não avalia se os valores da empresa estão em consonância com seus próprios valores e corre um grande risco de se decepcionar. No caso do corretor autônomo, não sabe por que escolheu este tipo de trabalho e, na maioria dos casos, atua desta forma porque não teve outra opção ou porque acha que não tem alternativa. Costumo dizer que para o corretor desnorteado qualquer lugar basta. O pouco é suficiente, pois se você não sabe o que quer, qualquer coisa que ganhar é lucro. Não há uma visão de um futuro promissor e com isso não há também uma preparação adequada para o aproveitamento das oportunidades. Se identificou com alguns destes 5 hábitos? Então, agora é hora de mudar de comportamento rapidamente, pois você pode estar matando a sua carreira! O grande problema destes cinco pontos refletidos aqui é que muitas vezes eles passam despercebidos e é exatamente por isso que se tornam hábito. E só existe uma forma de percebê-los: sendo sincero e entregando-se a uma profunda análise de suas práticas. Faça um exercício. Olhe-se no espelho com foco em enxergar você mesmo. Não olhe para o espelho como se estivesse tentando ver se sua roupa está bonita. Mergulhe em seu reflexo e tente chegar até a sua alma, almejando se conhecer e se reconhecer. Esta não é uma atitude fácil, mas vital para o seu sucesso e comprometimento com sua evolução profissional. Em muitos casos, você poderá até mesmo sentir vergonha das descobertas que fará. Isso gera desconforto, pois você irá descobrir que o problema não está no mercado, mas em você mesmo. Será necessário fazer uma ruptura para que você alcance não só a revolução, mas, sobretudo, uma evolução profissional. Esta é a mudança que o levará para mais próximo de onde, de fato, você quer chegar. Muitos, porém, querem esta mudança, mas poucos realizam este processo de ruptura, portanto, comece esta TRANFORMAÇÃO agora, não tenha medo, saia da inércia, quebre as regras, não seja mais um, seja aquele que vai fazer a diferença. Afinal, você veio para passear ou para ARREBENTAR? Te vejo no pódio! Guilherme Machado Palestrante, Consultor, Coach e Corretor de Imóveis. Especialista em Treinamentos Comportamentais com foco em resultado. Fundador e autor do blog guilhermemachado.com    

21 de novembro de 2013

É preciso Investir em Estratégias de conteúdo

O que tenho percebido é que as construtoras têm olhado com um olhar diferente para o ambiente digital. Vejo um esforço gigantesco na tentativa de se adequarem a uma nova realidade de mercado que perpassa pelas estratégias de comunicação no ambiente digital no intuito de criar novos relacionamentos e vendas neste meio. Portanto, há uma tendência de fortalecimento das ações de lançamento com estratégias de marketing digital. Estamos vivendo agora um período de transição que ultrapassa a utilização do link patrocinado e chega a uma ação mais "social" nas redes sociais. A utilização do Facebook e o investimento em Facebook Ads, tanto para angariar fãs, como geração de leads têm ganhado adeptos em nosso mercado. É preciso investir em estratégias de conteúdo O que tenho percebido é que as construtoras têm olhado com um olhar diferente para o ambiente digital. Vejo um esforço gigantesco na tentativa de se adequarem a uma nova realidade de mercado que perpassa pelas estratégias de comunicação no ambiente digital no intuito de criar novos relacionamentos e vendas neste meio. Portanto, há uma tendência de fortalecimento das ações de lançamento com estratégias de marketing digital. Estamos vivendo agora um período de transição que ultrapassa a utilização do link patrocinado e chega a uma ação mais "social" nas redes sociais. A utilização do Facebook e o investimento em Facebook Ads, tanto para angariar fãs, como geração de leads têm ganhado adeptos em nosso mercado. Tivemos recentemente, homologado pelo Facebook, um case expressivo da Tecnisa, onde em apenas 3 meses foram realizados mais de R$ 20 milhões em negócios com o lançamento do bairro Jardim Perdizes por meio da ação na rede social. Desse modo, a expectativa é de que as construtoras ampliem este relacionamento e criem base de 'fiéis' seguidores. Todavia, há a necessidade de investimento em um relacionamento com uma maior sinergia com o posicionamento de marketing e marca que a empresa pretende atingir. Além disso, é preciso investir em mais estratégias de conteúdo, criando diretrizes para a interação e o engajamento. Falta também um maior monitoramento das ações para possibilitar mais velocidade e assertividade nas respostas ao cliente e acompanhamento de vendas. É necessário pensar em como atrair, criar relacionamento e tirar dúvidas e, dessa forma, as estratégias devem colaborar não só para venda, mas também para um relacionamento efetivo nas redes sociais. Por: Marcelo Trevisani

14 de novembro de 2013