São muitos os benefícios de ter um jardim em casa. As plantas purificam o ar, oferecem a sensação de relaxamento e permitem um maior contato com a natureza. Além disso, cuidar de um jardim em casa é um ótimo hobby para se distrair da correria do dia a dia. A paisagista Carol Quinan diz que qualquer moradia pode ter um jardim. O importante é escolher o melhor ambiente. “Precisa prestar atenção na luminosidade, na ventilação, para não colocar uma planta num lugar onde ela não terá um desenvolvimento satisfatório. Agora, existem plantas próprias para meia-sombra, sombra total ou sol pleno”.

Carol diz que plantas ficam muito bem nas salas e varandas de apartamentos. “Temos mais opções de espécies para áreas externas, mas, hoje em dia, com o jardim vertical, a gente consegue levar o verde para locais internos. É uma opção interessante”.

Para quem não tem muito tempo ou esquece de regar as plantas, uma boa opção para o jardim em casa são as xerófitas. “Elas se adaptaram a viver em ambientes mais secos, não necessitam de tanta água, tendo regas mais espaçadas”, explica a paisagista Catê Poli, que indica espécies de suculentas como Echeveria, Ripsalis, Rabo de Tatu e Dedo de Moça. Essas plantas podem ser regadas a cada 15 dias e vivem por muitos anos. Além disso, Catê sugere diversos tipos para deixar o jardim mais gracioso. “Misturar plantas com folhagens e texturas diferentes cria um visual incrível para o jardim. Só é preciso tomar cuidado para não colocar espécies com regas muito diferentes em um mesmo vaso”, alerta.

Cuidados com as plantas

Atenção ao crescimento das plantas. Se elas ficarem muito grandes, pode ser necessário transferi-las para vasos maiores. “Vale verificar as raízes. Se elas estiverem tomando conta do vaso, é necessário trocar para que se desenvolvam melhor”, explica o paisagista João Jadão. Outro ponto são as podas, importantes para que as plantas cresçam mais saudáveis, além de esteticamente mais bonitas. “O tempo de poda varia de espécie para espécie”, revela Jadão.

Um solo agradável e bem adubado é importante. “Opte pelo adubo orgânico feito de, por exemplo, húmus de minhoca”, ressalta Catê. Defensivos agrícolas feitos de fumo também podem ser usados para combater fungos e pragas.

A paisagista Carol Quinan explica que para compor o piso de um jardim em casa podem ser usadas grama, brita e placa cimentícia, por exemplo. A grama esmeralda é um tipo mais intenso, indicada para jardins em geral e campos de futebol, por exemplo. “É uma espécie de sol pleno, necessita estar todo o momento sob o sol para se desenvolver”, diz.

Ela afirma que a brita é boa opção e pode ser usada em terraços, jardins de inverno, varandas e canteiros. “Além de colorir o ambiente, traz mais claridade para o espaço. Outro ponto positivo é a praticidade, pois sempre se consegue encontrá-la no mercado para reposição”.

Decoração de jardim em casa

Para deixar o seu jardim mais aconchegante e convidativo, aposte também em uma decoração afetiva. Claro que tudo depende do espaço disponível, mas certos aparatos podem deixar o espaço encantador.

“A decoração começa desde a escolha de vasos bonitos e arrojados até a adoção de móveis, como cadeiras, mesas e bancos”, conta João Jadão. O paisagista diz, ainda, que o mobiliário contribui para uma melhor vivência do jardim em casa e faz com que as pessoas possam aproveitar ainda mais o cantinho.