Para algumas pessoas, tranquilidade para morar significa muito mais que uma boa localização. Cada vez mais, consumidores fazem questão de endereços que tenham o menor impacto possível no meio ambiente na hora de escolher um imóvel. Assim, segundo especialistas, imóveis com itens que protegem o natureza podem valorizar em até 15 por cento e já são um diferencial decisivo, principalmente na escolha do consumidor jovem. Além da infraestrutura, a decoração também pode contribuir para compor uma residência em dia com a sustentabilidade do planeta.
 
As empresas que não estiverem alinhadas ao conceito de sustentabilidade se tornarão obsoletas e fadadas ao fracasso, segundo Bruno Murta, diretor da MP Construtora e Incorporadora, que acaba de lançar um empreendimento popular sustentável em Pendotiba. Segundo Bruno, o lançamento inédito é resultado de um esforço da empresa para viabilizar o conceito de moradia voltada para a classe popular.
 
"Uma parcela que representa a base da pirâmide social deve sempre ser incluída para que as ações tenham representatividade. Além disso, acreditamos que, mais que uma opção, a sustentabilidade é uma necessidade do nosso planeta. Mas infelizmente essa ainda é uma iniciativa rara. Muito empresários ainda acreditam que empreendimentos populares devem ser algo o mais simples e barato possível e não enxergam que esses benefícios favorecem não só o meio ambiente, mas também o produto", explica Murta. 
 
Localizado na região que desde janeiro está protegida pelo Plano Urbanístico Regional (PUR), o condomínio Jardim Pendotiba da MP vai contar com diversos itens que têm como objetivo uma integração consciente com a natureza local e unidades que podem ser financiadas através do programa Minha Casa Minha Vida. Economia e reaproveitamento do consumo de água, economia no consumo de energia elétrica e coleta seletiva de lixo sistemática estão entre as principais ações implantadas nas futuras unidades.
 
"A preservação é uma característica que faz a região ser muito valorizada e procurada. Para respeitar isso, o empreendimento terá mais de 50% de sua área não só preservada como também reflorestada, compensando as supressões que serão feitas. A sustentabilidade é uma questão que veio para ficar. Primeiro porque é uma necessidade mundial, estamos enfrentando vários problemas ambientais que comprometem a qualidade de vida da população. Segundo que os empreendimentos sustentáveis são mais valorizados. Pesquisas de mercado indicam que imóveis com esses itens são 15% mais caros que os imóveis comuns", revela Bruno.
 
Viver de forma sustentável também se estende ao interior da casa e às atitudes, como explica a arquiteta Mariana Vaz. Segundo ela, usar materiais brutos nas peças de decoração com selos de economia de energia, madeira certificada e tecidos de PET reciclado são exemplos da implantação do conceito no dia a dia.
 
"A sustentabilidade está diretamente ligada à economia doméstica. Adotar medidas como aproveitar a luz natural, utilizar iluminação em LED, reutilizar a água da chuva e investir em aparelhos econômicos possibilita às pessoas uma vida melhor. Não só por causa do impacto ambiental, mas também porque diminui despesas", revela Mariana. 
 
Segundo a arquiteta, ajustes que levam a sustentabilidade para dentro de casa estão cada vez mais comuns, como a instalação de reguladores de vazão de água, a substituição das torneiras tradicionais por outras com temporizador, utilização de lâmpadas de LED e substituição dos aparelhos de ar por novas tecnologias mais modernas e econômicas são alguns exemplos das novas preferências.
 
A implantação de telhados brancos foi uma das iniciativas sustentáveis adotadas pela Pinto de Almeida para acrescentar sustentabilidade em seus projetos. Segundo Naum Ryfer, diretor da construtora, o cuidado com o impacto no meio ambiente é uma das principais diretrizes nas iniciativas da empresa.
​
"Esses telhados, que são pintados de branco, diminuem a absorção de calor e assim fazem com que o consumo de energia seja reduzido, pois diminui a necessidade de refrigeração. Além disso, ele também aumenta a vida útil do telhado porque as tintas específicas impermeabilizam e protegem, evitando a proliferação de fungos", ressalta Ryfer.
 
A redução da utilização de água nos empreendimentos, contando com instalações para aproveitamento de água das chuvas utilizada na limpeza das áreas comuns e nos jardins. Apartamentos com vasos sanitários com caixas de regulagem e a utilização de "água cinza", proveniente de processos domésticos, como lavar louça, roupa e tomar banho, estão entre os sistemas sustentáveis encontrados nos empreendimentos da Pinto de Almeida. O diretor da Pinto de Almeida também defende que as iniciativas sustentáveis já fazem parte da vida dos consumidores, e, por isso, eles valorizam cada vez mais essas práticas.