Se a sua casa ou apartamento tem uma varanda, não é difícil imaginar que é por ali que você e sua família passam bons momentos juntos. Sendo considerada uma área de lazer mesmo nos menores imóveis uma varanda bem decorada pode ser o seu próximo ambiente favorito dentro de casa.
Quem gosta de cozinhar para receber amigos, já deve ter considerado a ideia de montar uma varanda gourmet. Os equipamentos podem ser parecidos com o de uma cozinha convencional, pia, geladeira, fogão ou cooktop, panelas e outros utensílios, mas para completar uma varanda gourmet de verdade, vale apostar em uma churrasqueira e até um forno de pizza, se seu espaço permitir.

Outra utilização bem legal, é usar este espaço e cultivar um jardim na varanda. Pesquise quais são as plantas que se adaptam melhor ao seu ambiente e divirta-se. Um pouco de natureza por perto sempre faz bem. A varanda integrada à sala de estar é uma tendência que vem ganhando muito espaço nos projetos atuais. A vantagem desta integração é a sensação de amplitude, que aumenta, mesmo nos apartamentos e casas com menor metragem. E traz pra dentro da sala, o espaço de lazer e descanso.

Quando estiver procurando móveis para varanda pequena, lembre-se que eles devem ser feitos de material impermeabilizante e resistente ao sol e à chuva, principalmente se sua varanda for aberta. Mesmo que você resolva envidraçar o espaço, é bom manter estes cuidados.

Entre os móveis que você pode apostar para as varandas decoradas, estão sofás, espreguiçadeiras, bancos, poltronas e futons. Não se esqueça dos móveis de apoio, como mesas laterais, mesas de centro e mesas de pallet.