Acha impossível? Provamos que não. Plantas, decoração despojada e até espelho d’água deixam o espaço muito mais gostoso. Confira as nossas dicas

Mesmo morando em apartamento, o west highland white terrier Billy e o yorkshire Burtikus podem se dar ao luxo de brincar na grama. Elaborado pela paisagista Ivani Kubo, o projeto foi pedido pela proprietária, que não tem tempo de passear com eles.

Os moradores queriam um espaço aconchegante e com muitas plantas, em uma varanda de apenas 10 m². A solução da paisagista Susana Udler foi explorar as paredes, com um jardim vertical. Embaixo ficam os bancos-baú, que armazenam ferramentas do jardim.

Ter espelho d’água na varanda do apartamento não é tão simples, mas o resultado vale a pena. “É preciso retirar todo o revestimento do piso e refazer a impermeabilização”, explica a paisagista Claudia Muñoz. Para dar profundidade, ela criou um deque.

A varanda tinha dimensões difíceis: 10 m de extensão e 1,5 m de largura. A solução da paisagista Sylvia Ribeiro da Luz foi enchê-la de plantas. Vasos com rodízios permitem que todos os lados peguem sol. Há também um móvel com coleção de orquídeas.

Um lugar para expor orquídeas foi a única exigência da moradora. A paisagista Paula Galbi resolveu ir além do pedido ao resgatar um item comum em jardins, mas dificilmente visto em varandas: a pérgola. Sua base foi recheada com heras.

A varanda com jeito de quintal é, segundo a moradora Adriana Gama, o melhor do apartamento. Há deque com pufes, jardim vertical, rede e muito espaço para plantas. A estante feita com caixotes por ela acomoda as suculentas.

A varanda em L contorna parte do apartamento do diretor de arte de cinema Thiago Bastos. O piso de pedras original foi mantido. Sobre ele, muitas plantas em vasos, bancos e elementos de jardim de vovó, como o cogumelo de cerâmica.

O piso de ladrilho hidráulico, que imita a calçada de Copacabana, substituiu o porcelanato e deixou a varanda mais acolhedora, com ar de casa. Projeto do arquiteto Leo Romano.

A varanda com jardim é o espaço preferido da moradora Patricia Bulhões. “Tem até grama de verdade no chão”, orgulha-se. Ali, ela colhe temperos para cozinhar. O gnomo com design de Philippe Starck dá graça ao ambiente.

A varanda com jeito de jardim é exatamente o que a moradora deste apartamento queria: uma aconchegante extensão da sala, com plantas e temperos frescos. No ambiente de 30 m², o paisagista Roberto Riscalla fez um projeto com caixas de pínus.

Fonte: Casa & Jardim