Quando se pensa em um projeto de decoração, todos os detalhes são levados em consideração e elaborados para deixar o ambiente bonito e harmônico. Porém, tem um espaço que antigamente ganhava destaque na decoração, mas cada vez tem tido menos atenção nos projetos de decorações atuais. No entanto, o teto decorado pode ser um diferencial no espaço e dar um ar mais moderno ou sofisticado, quando trabalhado de forma apropriada. E são muitas as possibilidade, que vão além da iluminação ou do gesso. Para a arquiteta Ira Oliveira, com o passar do tempo, as casas mudaram e os costumes também. E isso trouxe alterações também nos estilos de decoração, inclusive em relação ao destaque do teto no  ambiente. “No passado, os tetos eram exageradamente trabalhados e colocados em destaque no mesmo patamar das paredes e do mobiliário do espaço. Porém, naquela época, tinham espaços generosos, pé-direito alto e muitas janelas”, explica a arquiteta do escritório Ira Oliveira Arquitetura e Interiores. Hoje, os imóveis estão cada vez menores e com pé direito mais baixo, então, se a ideia é ter um teto decorado, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar a decoração do espaço.

 O espaço é visualizado em três dimensões – piso, parede e teto – e, na maioria das vezes, o teto é relagado ao segundo plano. Muitas vezes, o que pesa é a questão financeira. “Os custos de trabalhar um bom forro de gesso com iluminação bacana não é dos mais baratos, seria uma parte importante no orçamento, mas que faz diferença quando o resultado final positivo é por causa dessa iluminação, quando todo o restante da decoração ganha peso e valorização na altura”, avalia Ira. 
 O teto pode, inclusive, tornar-se  protagonista na decoração. Mesmo que os recursos utilizados sejam simples para manter a harmonia. “Um teto decorado não precisa ser só com pintura. Pode ter também rasgo de luz, papel de parede, aplicação de gesso, uma iluminação diferenciada, existe uma infinidade de opções de como fazer. Um exemplo é descer uma parede do lado para parecer um painel da mesma cor ou colocar uma luz que corta ele e desce”, exemplifica a arquiteta Renata Inojosa.

  O segredo para decorar o teto sem errar é ter um projeto de decoração bem elaborado para que haja harmonia com o restante do espaço e evitar o excesso. “Tetos trabalhados com peças especiais ou adornadas precisam de cautela no restante da decoração para não pesar o espaço. Se investir em muitos detalhes no teto, o ideal é reduzir os excessos no ambiente para equilibrar”, ressalta Ira Oliveira. Detalhes de sancas, rebaixos ou peças sacadas, por exemplo, precisam ser estudados em composição com o restante dos detalhes que irão compor o espaço trabalhado.
  As sancas são excelentes recursos de iluminação que embelezam o teto sem a necessidade de muitos pontos de luz aparentes. “O seu uso não elimina os demais pontos, pelo contrário, um estudo luminotécnico valoriza o que precisa ser destacado e tira partido dos detalhes do forro, evitando excesso de luminárias e destacando as peças aparentes, sobretudo pendentes”, conta Ira Oliveira. Nem só uma pintura diferenciada pode ser usada no teto, mas também aplicações de papéis de parede, espelho, adorno ou ser totalmente pintado ou toda a superfície com papel aplicado. “Porém, neste caso, é preciso cuidado na escolha da cor ou do tipo de papel porque o resultado pode ser desastroso. A altura do pé-direito baixo, por exemplo, com cores escuras ou demasiadas fortes, pode comprometer o espaço deixando o ambiente achatado”, reforça a arquiteta. 
 Não existe um ambiente específico para ter um teto decorado. “Ele fica muito legal na sala, lavabo, hall de entrada e social, quarto infantil e em ambientes comerciais também. Se observar, nas lojas sempre tem elementos destacados no teto. Em quarto infantil também fica muito bonito e é bem comum. Nele, pode botar um papel de parede no teto e descer para o lado onde está a cama para dar uma continuidade. Em varanda pode usar uma luminária, prestando atenção em alinhamentos e simetria para ficar bem dosado”, cita Renata Inojosa.