Saiba o que é autorização de visita ao imóvel

Negociar um imóvel, seja na venda, seja no aluguel, exige o cumprimento de diversas etapas. Uma delas envolve o uso da autorização de visita ao imóvel. Esse documento tem um funcionamento bem simples e pode evitar dores de cabeça, especialmente quando o proprietário tem pouco contato direto com o imóvel em questão.

O que é e para que serve uma autorização de visita ao imóvel?

Quando você decide alugar um imóvel, é importante dedicar um tempo à pesquisa dos locais adequados e, é claro, a uma visita para conferir o espaço. Nos últimos anos, essa visita até passou a ser feita online. Porém, quando o espaço ainda é habitado, existe a necessidade de pedir uma autorização de visita ao imóvel.


Esse documento de locação é um comprovante assinado no ato da visita, pelo corretor e pela pessoa interessada no imóvel. A autorização de visita do imóvel assegura a comissão do corretor, em caso de formalização da compra ou da locação, e funciona como segurança da integridade do imóvel, em caso de danos durante a visita.

Como funciona a ficha de autorização na prática?

Nos EUA, é muito comum que corretores promovam um dia de visita a um imóvel locado. Cada visitante assina um livro, ou documento único, que comprova que aquela visita ocorreu em tal data. No caso de um dos visitantes fazer uma oferta, o corretor tem como comprovar que a negociação foi mediada por ele, assegurando a comissão.

No Brasil, a visita a imóveis ainda habitados costuma acontecer de forma individual. Sendo assim, a autorização de visita ao imóvel tem validade legal e pode ser solicitada até pelo interessado no imóvel, embora seja mais comum que o corretor ou a imobiliária já tenha esse documento de prontidão.

Transparência no processo

A assinatura da autorização de visita ao imóvel é simples, exigindo apenas uma rubrica e dados como CPF do visitante. No ato da visita, é importante que o profissional seja transparente, reforçando que a assinatura não cria nenhum tipo de compromisso do visitante com o imóvel, servindo apenas de garantia para ambas as partes.

Também é importante mostrar que a autorização de visita ao imóvel pode ser arquivada, servindo como base de interesses daquele cliente em imóveis similares. Isso permite que a imobiliária ofereça opções conforme as necessidades de cada pessoa e tenha um controle das visitas realizadas em cada tipo de anúncio. É comum que um mesmo cliente faça mais de uma visita a imóveis diferentes em um único dia. Nestes casos, a autorização de visita ao imóvel pode ser a mesma, mas devem constar todos os endereços visitados e os respectivos códigos de identificação.

Benefícios da ficha de autorização de visita

Uma das principais vantagens da ficha de autorização de visita ao imóvel é a validade legal, sem envolver nenhuma burocracia para emitir. Sugere-se que corretores e imobiliárias tenham sempre uma cópia em mãos, especialmente em dias com diversas visitas agendadas.


Saiba mais sobre os benefícios que a autorização de visita ao imóvel pode oferecer para os profissionais e os clientes envolvidos na negociação a seguir. Os clientes podem solicitar uma cópia do documento, especialmente em visitas realizadas sem acompanhamento de um corretor, que são menos frequentes, mas acontecem.

Para imobiliarias e corretores

O histórico de guias de autorização de visita ao imóvel de um cliente tem alto valor para uma imobiliária. Com esse dado, a empresa pode entender os gostos e as necessidades de cada cliente, indicando imóveis mais adequados ao perfil. Também é uma forma de manter uma relação de confiança com os proprietários dos imóveis.


Para proprietários e visitantes

A autorização de visita ao imóvel é uma garantia a mais para o proprietário do imóvel. Em caso de avaria ao local por algum motivo, o documento comprova a existência daquela visita em data e por pessoas específicas. O mesmo vale para visitantes, que podem contestar qualquer alegação de avaria se for o caso.