Alugar um imóvel exige muita procura e atenção. Depois de encontrar ainda é preciso ficar atento a outros cuidados, principalmente na hora de apresentar a documentação e de assinar o contrato.
De uma forma geral, não existe uma lista fixa de documentos que são exigidos porque depende da exigência de cada proprietário ou imobiliária. Mas há itens básicos que costumam ser solicitados. Para o inquilino, logo à princípio, ele precisará apresentar os documentos essenciais, como RG, CPF, comprovante de residência e certidão de casamento.
Existem os documentos que valem para os dois lados. O primeiro deles e mais importante é o contrato. Nele, devem constar o valor e o vencimento do aluguel, multas, duração do contrato, formas de reajuste e quem fica encarregado de quitar as taxas de condomínio, Bombeiros e IPTU. De uma forma geral, o inquilino fica responsável pelas contas de energia, água e gás, o que também deve ser especificado no documento.
Outro documento importante que as duas partes tenham é uma cópia do laudo da vistoria, que deverá ser feita antes da entrega das chaves. Todos os detalhes devem constar no laudo, como pintura e vidros. Se o imóvel vai ser alugado mobiliado, é preciso fazer o levantamento também do estado dos móveis e eletrodomésticos. Acompanhar a vistoria é importante tanto para o proprietário quanto para o inquilino para evitar prejuízos. O inquilino deve prestar atenção aos detalhes para conferir se todos os itens da lista condizem com a realidade. Já para o proprietário, que pode enviar um representante da imobiliária, a vistoria garante as condições do imóvel na hora da devolução.