A sala é o cartão de visitas de um imóvel, porta de entrada para moradores e visitantes, lugar para relaxar ou receber parentes e amigos. Por isso, a decoração deste ambiente é sempre bem pensada para ser confortável, funcional e bonita. E o papel de parede pode ganhar destaque para que todos esses requisitos sejam atendidos. Ele é uma forma rápida e barata de intervenções visuais em ambientes e pode deixar o espaço único. São muitas as opções disponíveis no mercado, com propostas, texturas e efeitos diferentes, que podem deixar a parede mais sofisticada, sóbria, divertida ou colorida. Confira ideias criativas de papel de parede para a sala. 

                                             

Variedade
O mercado oferece uma variedade muito grande de papel de parede, por isso é importante planejar bem qual o resultado que deseja para a decoração para usar o papel de parede na sala adequado. Além do papel de parede mais tradicional, existem outras possibilidades com efeitos e texturas diferentes. A depender da proposta da decoração, é possível apostar em um com efeito 3D, com textura, com revestimentos rústicos aparentes, como tijolos, pedras ou madeiras, ou ainda com ilustrações e paisagens.

“O papel de parede possui uma grande variedade de tons e texturas e ainda podem transmitir inúmeras sensações, já que os grafismos apresentados não têm limite. Ele pode ser colado ou adesivado diretamente. O uso pode ser para formar murais ou fundos ou ainda segmentar planos, ele é muito versátil”, explica o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura. 

Custos de papel de parede para sala
O papel de parede é uma ótima opção para quem deseja dar um toque especial à decoração da sala. Mas não só isso. Ele é um recurso para quem pensa em fazer uma mudança na decoração, mas sem gerar os transtornos de uma grande reforma ou os custos dela, já que o papel de parede na sala pode transformar o ambiente de forma bastante rápida e sem pesar no bolso. Além disso, ele pode ser trocado sempre que o desejo de mudança aparecer por conta da praticidade e do baixo custo. “O preço do papel de parede é muito baixo em relação à mudança que gera. É um ótimo recurso na decoração, principalmente porque ele pode ser retirado e substituído sem demolições nem sujeiras. E qualquer pessoa, dependendo da estampa e do tipo da fixação, com o mínimo de orientação e paciência pode instalar”, ressalta Felipe Silveira.

Objetivos
A facilidade do uso do papel de parede na sala para transformar a decoração também acabar sendo um risco justamente porque a praticidade da aplicação e o baixo custo pode levar ao uso de forma que não fique bem com a decoração proposta para o ambiente. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de optar por colocar papel de parede na decoração da sala. “Mesmo com toda essa facilidade, não se deve usar aleatoriamente ou gratuitamente. É importante ter um objetivo em mente.

Alguns exemplos são criar um fundo para destacar os móveis, trazer sensação de aconchego ou movimento ao ambiente, emoldurar e determinar uma área dentro de um espaço, evidenciar uma setorização, gerar contraste com os demais objetos ou ainda criar uma unidade visual. Tudo isso, e muito mais, pode ser feito com uma boa escolha de papel de parede. As regras dependem do conceito desejado”, pontua o arquiteto.

Propostas
Como são muitas as opções de papel de parede existentes no mercado, é fundamental entender qual é a proposta da decoração para escolher o papel de parede ideal para a sala. “É possível usar ilustrações quando tiver uma decoração mais temática. Outra opção é usar textura para diminuir a reverberação acústica de um determinado plano, ou apenas para se integrar a textura de uma cortina existente. Também pode tentar seguir a tendência com a profundidade gerada pelas figuras tridimensionais em paredes de fundo, mas em destaque. Ainda há a opção do uso dos desenhos clássicos e florais quando a finalidade é ter uma decoração mais romântica ou pretende despertar a memória afetiva. Cada caso deve ser pensado segundo a proposta do local. É possível abusar destes recursos fantásticos e dar vida aos ambientes sem medo de errar. O papel de parede é atemporal”, conclui Felipe Silveira.