Veja a seguir alguns critérios Esta pensando em vender seu imóvel que influenciam no valor do imóvel:

- Características do Imóvel: É importante considerar se o imóvel está na planta, é novo ou usado e algumas características do imóvel como encanamento e fiação comprometida que podem fazer com que seu imóvel diminua o valor. 
Imóvel onde teve seu espaço bem aproveitado para criar ambientes de uma maneira diferenciada e inteligente tem a possibilidade de valer mais do que um outro com a mesma localização. Imóveis nunca ocupados ou que possuem itens que favorecem um conforto e praticidade ao morador também tendem a vender mais do que outros.

- Ajuda de um profissional:  É inteligente contar com a ajuda de um corretor de imóvel para que consiga compreender os critérios que define o valor do seu imóvel, pois eles possui experiência para identificar pontos especializados do imóvel como vantagens e desvantagens em determinadas negociações. Além disso, os corretores conseguem estabelecer as relações de valores com grande facilidade e com real capacidade para respaldar aquela pesquisa que você já fez.

- Localização:  Esse é um aspecto que influencia muito no valor do imóvel, pois determinados bairros da cidade tem o preço do metro quadrado maior comparado aos demais, ou até no mesmo bairro possui imóveis que vale menos por ser mais populares. Existe bairros próximos aos centros comerciais que facilita a vida das pessoas no deslocamento e também influenciam no valor.

- Como fazer uma avaliação: O melhor método para identificar se os valores estão justos é a comparação. Verificar quais são os aspectos que valorizam o imóvel e comprar com imóveis similares. Os valores dos imóveis costumam ser bem alto e normalmente esse imóvel será utilizado por anos, é preciso se dedicar bastante em fazer pesquisas, quanto mais informações sobre o mercado, mais condições terá de analisar os valor do imóvel.