É comum ambientes úmidos, como banheiro e cozinha, infiltrarem, mas isso também pode acontecer em outros cômodos de uma casa. Por isso, saber como evitar a infiltração na parede é a melhor saída para fugir do problema e não ter gastos desnecessários.

O que é infiltração na parede?

infiltração na parede é o processo em que a água (que pode ser da chuva ou de um vazamento) atravessa as estruturas de uma residência. Normalmente, ela acontece quando a superfície não foi impermeabilizada. Além de manchar ou causar bolor na parede, a infiltração pode provocar problemas estruturais na edificação.

O aparecimento do problema pode variar conforme as condições do imóvel. Em algumas situações, ela é provocada pela umidade vinda do solo ou de pequenos buracos das calhas, por exemplo. Veja a seguir alguns sinais de alerta do transtorno:
  • curto-circuito na parte elétrica;
  • rachaduras;
  • destruição da pintura;
  • odores diferentes;
  • manchas;
  • poças de água;
  • descolamento do piso;
  • trincas nas paredes.

Cinco causas da infiltração na parede 

Segundo a arquiteta Laurimar Coelho, uma das principais causas de infiltração na parede é a falta de impermeabilização antes da colocação do revestimento em lajes, paredes e pisos. No entanto, também há casos onde ela pode ser causada pela má instalação de portas e janelas, por exemplo.

Lajes mal impermeabilizadas

Um dos casos mais comuns de infiltração acontece quando a laje foi mal impermeabilizada. Em caso de falta do tratamento adequado, o transtorno pode atingir também a estrutura da casa. Nesse caso, os sinais mais aparentes são paredes emboloradas, mofadas ou com a pintura descascando.2Chuva na parte externa

Com o passar dos anos, as paredes podem ter rachaduras ou fissuras. Elas são causadas por movimentação da estrutura, recalque de fundações e variações climáticas. Nessas situações, esses pontos de aberturas podem provocar infiltrações por conta das chuvas.

Vigas baldrames e fundações rasas

Outra falha que pode nos ajudar a entender como evitar a infiltração na parede é a falta de impermeabilização na fundação do imóvel. O problema aparece mais na chuva, já que o solo fica saturado nessa época. De todas as causas, essa é uma das graves, pois os baldrames da estrutura estão sempre em contato com o chão molhado.

Vazamentos

Com os vazamentos de tubos de água e esgotos, as infiltrações também podem se tornar um problema. Eles podem ter falhas que fazem com que a água vaze direto na parede. Com isso, o mais indicado é consertar o vazamento primeiro e depois tomar os cuidados necessários com a infiltração.

Telhas quebradas

As telhas quebradas também são uma causa do transtorno. Por isso, o ideal é ficar de olho no aparecimento de goteiras ou manchas na parede. A primeira saída para o problema é identificar e trocar as peças danificadas.

Como evitar a infiltração na parede?

Para evitar a infiltração, há diversos tipos de impermeabilização, sendo que cada uma deve ser usada para um espaço específico. Para ajudar você a entender, separamos as principais soluções logo abaixo.

Lajes

Ainda na fase de construção da laje, é importante fazer a impermeabilização do espaço. Atualmente, a técnica mais usada é a manta asfáltica, processo que protege as estruturas de concreto armado contra umidade. Além dela, o poliéster flexível é a alternativa mais indicada para locais onde há circulação de pessoas.

Baldrames

Já as vigas baldrames devem ser impermeabilizadas na fase constitutiva com a tinta asfáltica. Ela é ideal para esse tipo de estrutura e possui aderência em diversas superfícies: fibrocimento, metal, cerâmica, PVC e madeira. Para aplicá-la, o lugar deve estar limpo, sem poeira, óleo ou graxa.

Paredes

impermeabilização em paredes já finalizadas exige alguns cuidados, como:
  1. retirar a pintura e o reboco, deixando somente a alvenaria;
  2. selar todas as rachaduras, evitando pontos em que a água possa passar;
  3. adicionar substâncias impermeabilizantes no chapisco;
  4. colocar aditivos impermeabilizantes para argamassa na hora de fazer o reboco;
  5. finalizar com pintura.

Como resolver a infiltração na parede?

Como você viu, cada tipo de infiltração exige uma solução. No entanto, o primeiro passo é identificar a causa. Se o problema é por conta de um vazamento, por exemplo, é preciso quebrar a parede para fazer o reparo e só depois passar o impermeabilizante.

Já para situações com rachaduras, é preciso trocar o reboco e aplicar o impermeabilizante. Lembrando que o mais indicado é que ele seja aplicado do lado de fora, pois dessa forma a água é impedida de entrar na parede.