As confraternizações sempre enchem a casa de alegria, pessoas e também é uma oportunidade de mostrar sua personalidade com a decoração. Um dos elementos que se tornou bastante comum em espaços é a decoração de adega, que pode ser inserida de várias formas, tamanhos, com diversos materiais, mas sempre agregando valor ao espaço. Confira algumas dicas!

Escolha
As adegas são cada vez mais solicitadas em ambientes residenciais e o mercado oferece uma grande variedade de marcas e modelos, além das que podem ser feitas sob medida, para os mais variados usos e proporções. “A necessidade e a finalidade devem ser levadas em consideração na hora de adquirir o equipamento. A quantidade de consumo e a frequência de uso, por exemplo, devem nortear a escolha”, explica o arquiteto Felipe Silveira, do escritório Mucam Arquitetura.

O que os donos esperam da adega também vai servir como base na hora de definir como ela vai aparecer no imóvel. “Os projetos levam em consideração esse dimensionamento prévio e, ainda, a importância e a visibilidade que o aparelho vai ter no ambiente: se será o destaque ou o suporte”, completa.

Espaço
Na hora de decidir o local que a adega vai ficar, não existe nenhum impedimento em relação ao ambiente, já que ela pode se encaixar em qualquer um. Isso vai depender da necessidade de cada um. “Quase todos os espaços disponíveis na residência podem ser aproveitados para essa finalidade. Embaixo de escadas existentes, bancadas de cozinha, ilhas de preparo, closets de entrada, vale tudo”, ressalta Felipe Silveira.

O mais importante é lembrar de outros detalhes que se tornam importante no dia a dia. “Por causa do uso específico, é sempre bom ter uma bancada de apoio e revestimentos locais, que facilitam a higienização. Além disso, quando possível, é bom ter uma pia ou lavatório por perto”, acrescenta.

Atenção
Mesmo que haja liberdade para definir o local que a adega vai ficar, ainda assim, é preciso ficar atento para alguns aspectos importantes. “Devemos lembrar sempre de seguir as especificações dos fabricantes, verificar o entorno e as circulações próximas para evitar possíveis intervenções no espaço”, diz o arquiteto.

Outro ponto que ele reforça é verificar a presença de tomadas extras perto. Além disso, é fundamental tomar alguns cuidados para não correr nenhum risco em relação à casa ou à adega em si. “Como costumam ser equipamentos eletrônicos, com isolamento térmico e acabamentos finos, a incidência solar e exposição a intempéries devem ser nulas”, complementa.

Materiais
A criatividade é peça fundamental na hora de pensar na adega na decoração porque ela pode ser construída do zero, encaixando-se no ambiente, e aparecer de várias maneiras, tamanhos, formatos e materiais. Mas é fundamental que ela não destoe do restante da decoração do ambiente. “Os materiais para confecção destes espaços podem ser os mais variados possíveis e, normalmente, acompanham a tipologia geral do ambiente em questão e seu estilo”, detalha Felipe Silveira.

A decoração de adega pode ser feita com madeira, vidro, tijolo, cimento, depende do que se encaixa mais com o ambiente. E ela pode ter a única função de abrigar as garrafas de vinho, mas pode estar também incorporada a outros móveis da casa, como um rack ou uma estante. “Deve-se apenas atentar para a proteção térmica e luminotécnica que o objeto necessita e a facilidade de limpeza local”, reforça.

Climatizadas
Pela praticidade, muitas pessoas optam por incorporar uma adega climatizada no ambiente, aquelas que parecem uma mini geladeira. Elas oferecem praticidade no que diz respeito ao espaço, armazenagem e organização das bebidas.

“Cada bebida vem com sua necessidade de estocagem e apresentação e os controles de temperatura e iluminação das adegas climatizadas são bem simples de serem usados. Elas apresentam recomendações de instalação próprias e cabem em quase todos ambientes de forma harmônica. Normalmente uma tomada é tudo que precisam de aparato técnico para instalação”, afirma o arquiteto.

Além disso, as adegas climatizadas são bastante versáteis. “Elas podem ser inseridas em marcenaria e alvenaria, bancadas, ilhas ou torres de equipamentos e já possuem acabamentos refinados, com metais e vidros que se adequam facilmente a todo tipo de desenho de mobiliário”, reforça.

Inspirações
O universo da bebida pode servir ainda como inspiração para a decoração de adega, ou seja, o adornamento ganha não apenas com o equipamento, mas também com demais elementos.

“Tudo relacionado à bebida e seu universo pode ser usado como inspiração e é bem vindo na decoração, sejam taças, copos e xícaras, rolhas e rótulos, garrafas e potes, quadros temáticos e posters. A composição pode conter apenas um tema ou diversos elementos desde que remetam às intenções do proprietário e suas ideias, sem conflitos e contradições”, explica Felipe Silveira.