Os jardins que são feitos dentro de casa precisam de atenção mais especial, principalmente na hora de escolher as plantas
Compartilhar

Você sabe o que são jardins de inverno? Além de delicados e elegantes, os também chamados jardins internos, trazem a graça das plantas para dentro de casa. Para quem gosta de ambientes charmosos, esse tipo de espaço harmoniza a arquitetura e confere um toque verde à decoração.

Quer criar um contraste colorido e rico em texturas e fragrâncias naturais? Escolhemos as plantas e flores ideais para que você monte o seu jardim de inverno. Aproveite as dicas!

Quais as plantas mais indicadas?

Um bom floriculturista sabe quais são as melhores plantas para cultivar no jardim de inverno. Mas, para adiantar sua lista de compras, nós separamos algumas mais resistentes e que irão embelezar sua casa. Como neste tipo especial de jardim as plantas são frequentemente alocadas em vasos, evite as de grande porte e raízes profundas. Confira a nossa lista:

- Cinerária: de matizes intensas e diversas, suas flores alegram qualquer ambiente. Para cultivar essa planta, deixe na sombra em solo fertilizado e rico em nutrientes.

- Calêndula: sua cor alaranjada equilibra a atmosfera e é perfeita para complementar as cores do jardim. Essa planta gosta de luz e solo fértil.

- Érica: esse arbusto de nome comum é originário da Nova Zelândia. A aparência doce e serena evidencia que trata-se de uma planta especial. Suas flores e folhas pequenas e delicadas são ideais para o cultivo no jardim de inverno. Por não gostar do calor tropical, essa planta deve ser mantida na sombra e seu solo deve ter matéria orgânica abundante.

- Jasmim de inverno: Se você quer acoplar ao seu jardim uma treliça, esta é a planta correta. Essa trepadeira é dona de um perfume que deve ser aproveitado. Para isso, pendure-a na parede acima do jardim ou em grades.

- Salsa e Hortelã: Além do verde vibrante, estas plantas podem ser utilizadas como tempero na cozinha. Que tal harmonizar o plantio de temperos e ervas para montar seu jardim?

Manutenção das plantas

Para manter este tipo de jardim, tenha cuidado com a drenagem, verifique flores e folhas mortas, atente-se para a qualidade do solo, quantidade de luz e adubação que cada planta precisa. Caso mantenha plantas penduradas, examine se a irrigação não está afetando a pintura ou estrutura da parede. Manter a essência do ambiente acompanha estes pequenos cuidados.

Escolha o local adequado

Antes de comprar as plantas, você deve definir o espaço do seu jardim de inverno. Atente-se a estes detalhes que fazem toda a diferença:

- Iluminação do ambiente: a iluminação natural é quesito indispensável para a saúde das plantinhas. Se o local for coberto, arquitete soluções para que a luz do sol chegue ao jardim. Um truque caprichado é escolher um teto de vidro ou lucerna. Luzes embutidas na parede podem ser outras soluções.

- Ventilação: espaços onde a ventilação é irrestrita são ideais para montar seu jardim de inverno. Em apartamentos, escolha um ambiente próximo a janelas. Uma varanda com portas de vidro cria uma atmosfera adequada para adaptar seu jardim.

Além disso, o ambiente correto para organizar um jardim de inverno, deve ser disponível e prático, já que você terá que colocar areia ou terra, pedras e regar as plantas de vez em quando. Selecione um bom espaço para que os cuidados posteriores com o jardim sejam práticos.

Fonte: Imóvel Web