1- Livre-se da bagunça

Tire de circulação os objetos que não são usados há mais de 6 meses. Use 3 caixas para organizá-los; Doar, Vender, Lixo.

2-
Arrume os móveis com foco na função e use peças multifuncionais

Mantenha somente móveis que tenham uma função definida. Em uma sala com TV, por exemplo, você precisa de um sofá e móveis de apoio que possam ser usadas como assento e/ou mesinha. Com as TVs cada vez mais fininhas o rack está se tornando dispensável e o espaço que ele libera pode ser ocupado por pequenas poltronas para receber os amigos.

3- Simplifique a paleta de cores

Uma ou duas cores usadas como destaque sobre uma base neutra (branco ou cinza clarinho) causa impacto e é mais fácil e barato de fazer do que paredes e móveis coloridos.

4-
Nunca compre um sofá gigante

Sofá gigante não é sinônimo de sofá confortável. Em uma sala pequena não faz sentido perder espaço com braços e encosto de sofá. Prefira um modelo com braços estreitos ou, porque não, sem braços e procure manter a profundidade do móvel em torno de 90cm.

5-
Prefira poucos móveis de tamanho normal

Uma sala pequena cheia de móveis pequenos vai parecer menor do que uma sala pequena com poucas peças grandes.                                        
Em salas pequenas o ideal é dispensar a mesa de centro e as mesas laterais para ganhar mais espaço para o sofá e usar peças soltas como pufes e banquinhos como apoio. Escolha móveis com braços fininhos, estofado enxuto e pernas sequinhas e visíveis. Móveis de vidro ou acrílico também são excelentes opções por não tomarem nenhum espaço visual.